prática de física
OBJETIVOS
Verificar choques elásticos e inelásticos. Analisar a conservação da quantidade de movimento de 2 esferas que se chocam.
MATERIAL
Vareta em L de 40cm
Esferas de plástico
Suporte com grampo fixador
PROBLEMATIZAÇÃO
Prevê os resultados para cada um dos procedimentos abaixo:
DESENVOLVIMENTO
A) Foi montado o suporte com a vareta em L de 40 cm. Na vareta foi colocadas as esferas. Manteve-se 2 esferas juntas e foi lançada sobre elas a terceira esfera que ao se chocar com as outras duas parou sendo transmitida energia para a última, a qual sofreu o impulso.
B) Na segunda situação foram lançadas 2 esferas juntas contra a outra que ao se chocarem, a última da dupla parou e a primeira levou a esfera que estava parada devido o impulso.
C) Foi deixadas, na situação C, 2 esferas separadas entre si de 4 dedos e foi lançada a terceira sobre elas. Uma substituiu o lugar da outra mantendo o espaço de quatro dedos e transmitindo energia resultando no impulso da última esfera.
D) Por último, foi colocado um pedacinho de fita adesiva, com duas faces aderentes, numa das esferas, na região de choque e foi repetida a situação A. Com a fita, no momento que houve o choque as três esferas ficaram juntas havendo um breve deslocamento após o choque.
QUESTÕES RESPOSTAS:
1ª Questão
Nas situações A, B e C o choque é classificado como perfeitamente elástico sendo transferida energia de impulso de uma esfera para a outra.
2ª Questão
Situação A: A última esfera recebe a energia de impulso da esfera lançada saindo, sendo um choque perfeitamente elástico.
Situação D: Com a fita adesiva, a esfera lançada pára no instante do choque permanecendo as três juntas, caracterizando assim um choque perfeitamente inelástico.
3ª Questão
Na situação A é denominada choque perfeitamente elástico porque há uma transferência de energia