microscopia óptica
2. Revólver e objetivas: nele estão inseridas as lentes objetivas que podem ser movimentadas quando o tambor é girado. As objetivas permitem a ampliação da imagem de um objeto qualquer.
3. Mesa (platina): pode ser fixa, móvel ou giratória. Nela se coloca a lamina com o material a ser observado, há uma abertura em seu centro que permite a passagem dos raios luminosos pra que possa ser melhor observado através das lentes.
4. Charriot: serve para movimentar a lâmina, para localização do campo de observação desejado.
5. Parafuso macrométrico: permite a focalização grosseira do material, com um percurso vertical de cerca de 7,5 cm.
6. Parafuso micrométrico: permite a focalização mais limitada e mais fina, proporcionando uma imagem precisa com um deslocamento sutil.
7. Diafragma do condensador: regula a quantidade de luz que atinge o campo do microscópio, através de uma abertura que abre e fecha em diâmetro.
8.Condensador: sistema de lentes convergentes que distribuem a luz emitida de forma igual pelo campo de visão do microscópio.
9. Botão do condensador: auxilia na regulação de altura das lentes do condensador.
10. Parafuso centralizador do condensador: auxilia na centralização no sistema de lentes do condensador.
11. Fonte de luz: projeta luz para cima através do diafragma, lâmina e lentes.
12. Controle de iluminação: controla a intensidade da luz dos raios projetados através do espelho.
13. Diafragma de campo: alavanca no lado esquerdo do microscópio que regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio.
14. Parafusos de ajuste da lâmpada: auxiliam no ajuste da lâmpada, quando preciso, a fim de proporcionar uma melhor iluminação para visualização do objeto de estudo.
15. Focalizadora da lâmpada: auxilia no foco da lâmpada para melhor visualização.