Prática de carboidratos
Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3
Verde (+) Amarelo (-) Amarelo (-)
Apenas no tubo 1 o teste foi positivo pois o mesmo apresentava 1ml de solução de pentose (arabinose). Enquanto que o tubo 2 e o tubo 3 apresentavam, respectivamente, 1ml de solução de glicose e 1ml de água destilada (tubo controle).
2. Teste de Seliwanoff: Distinção entre aldoses e cetoses
1 minuto 2 minutos 4 minutos 6 minutos
Frutose Inalterado Avermelhado Vermelho Vermelho
Glicose Inalterado Inalterado Alaranjado Alaranjado
Sacarose Inalterado Inalterado Vermelho Vermelho
Água Inalterado Alaranjado Inalterado Inalterado
Qual é o melhor tempo para diferenciar entre a frutose e a glicose? Qual dos dois monossacarídeos é a cetose? Por que a sacarose reage?
Levando em consideração que no teste de Seliwanoff, as cetoses transformam-se nos derivados de furfural mais rapidamente que as hexoses, concluímos que a frutose é a cetose dentre os dois monossacarídeos citados. O melhor tempo para diferenciar a frutose da glicose, segundo o experimento, foi a partir dos 4 minutos, pois enquanto a frutose já havia reagido aos 2 minutos, a glicose apenas começa a mudar sua coloração após 4 minutos no banho-maria. Em relação à sacarose, ela também reage com o reativo de Seliwanoff por se tratar de um dissacarídeo, composto por frutose e glicose. Assim, sua coloração se torna mais escura em menos tempo em relação à glicose, isto é, ele reage mais rápido por apresentar em sua constituição a cetose da frutose.
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons