PRÁTICA ANÁLISE QUALITATIVA EM ESCALA SEMIMICRO
1) a - Qual o objetivo geral da prática?
Estudar as práticas e operações de análise qualitativa em escala semimicro. b – Quais os objetivos específicos da prática?
Realizar reações de precipitação, bem como operações de centrifugação para separação do analito;
Verificar a ocorrência de precipitação completa, mediante repetição cuidadosa dos processos realizados;
Avaliar a interferência do excesso de reagentes em escala semimicro; Verificar o excesso o efeito do excesso de reagente em uma reação química; Realizar testes de acidez e alcalinidade com papel tornassol;
Observar o efeito de um interferente e como eliminar esta interferência por mascaramento.
Efetuar reações de complexação.
2) Quais são os cuidados no manuseio de uma centrifuga?
Deve-se contrabalançar o peso na centrífuga, procurar colocar tubos com massa semelhante em pontos opostos para que esta não se desequilibre ao iniciar o processo, pois uma centrifuga desbalanceada trepidará e “passeará” na bancada, o que pode danificá-la e por em risco a segurança de quem está perto dela.
3) Em escala semimicro, como é feita a separação do centrifugado do precipitado? Qual a importância da lavagem do precipitado?
Após a centrifugação, o precipitado, por densidade, permanece no fundo do tubo de centrifugação, sobre este, permanece o sobrenadante, que representa todos componentes aquosos da reação. Para realizar a retirada deste sobrenadante, utiliza-se uma pipeta Pasteur, devidamente friccionado o bulbo para retirada do ar interno. Deve-se cuidar para não succionar o precipitado, ou dispersá-lo novamente na solução. O precipitado, quando centrifugado, pode adsorver alguns componentes da reação. Para buscar purificar o precipitado, procede-se uma lavagem com água destilada e
agitação, afim de transferir estes componentes para a água. Deste modo, o precipitado torna-se mais purificado.
4) Descreva como são