Fernanda
1 - INTRODUÇÃO
Para maior precisão dos resultados desejados dentro de um laboratório depende de uma limpeza adequada da vidraria utilizada; uma balança analítica estabilizada em um local fixo; e ter uma mínima noção se os equipamentos utilizados estão gerando erros acima do permitido. Ou seja, é importante que saibamos fazer uma avaliação quantitativa dos instrumentos.
2 - OBJETIVOS
Os objetivos das praticas realizadas são:
Descrever os procedimentos para lavagem das vidrarias e materiais utilizados em laboratório;
Fornecer instruções sobre procedimento de instalação, operação e manutenção de balança analítica;
Fornecer instruções sobre procedimento de operação, manutenção rotineira e verificação de pipetadores;
3 - PRINCIPIO DO MÉTODO
3.1 - LIMPEZA DE VIDRARIAS
3.1.1 - LAVAGEM
Qualquer vidraria utilizada no laboratório deve estar livre de gordura, para isso o critério mais seguro de limpeza é a lavagem uniforme das superfícies com água destilada. A lavagem de vidrarias é muito importante para as práticas realizadas em laboratório, pois impurezas podem comprometer os resultados de todo ensaio. O principal método de lavagem usado é feito com água comercial da rede e detergente neutro, após esse processo é enxaguada com água reagente dependendo do tipo de vidraria.
Deve-se lavar a vidraria imediatamente após o uso, caso uma lavagem completa não for possível,o procedimento é colocar a vidraria de molho em água. Caso isso não seja feito, a remoção dos resíduos poderá se tornar impossível. Ao lavar um recipiente pode-se usar sabão, detergente ou pó de limpeza, não permitindo que ácidos entrem em contato com recipientes recém-lavados antes de enxaguá-los muito bem e se certificar que o sabão (ou detergente) foi completamente removido, pois se isso acontecer, uma camada de graxa poderá se formar.