Química
Profa. Marisa Tsao
1
2005/1
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
PROFA. MARISA TSAO
TÉCNICAS DE ANÁLISE QUALITATIVA
(ESCALA SEMIMICRO)
1. AGITAÇÃO: Em análise química, os resultados satisfatórios podem muitas vezes, depender do simples ato de agitar. Quando se misturam duas soluções, elas não se difundem rapidamente; por isso, a menos que seja dito o contrário, todas as soluções devem ser agitadas com bastão de vidro, após a adição de reagente.
2. PRECIPITAÇÃO: Se duas soluções forem misturadas e houver formação de um sólido, o processo é denominado de precipitação. Em escala semimicro, as precipitações são efetuadas em tubos de centrífuga, onde os reagentes devem ser adicionados lentamente (gota-a-gota) e a solução resultante deve ser homogeneizada sob agitação com bastão de vidro.
Prática: Em um tubo de centrífuga coloque 5 gotas de solução de BaCl2 1 mol/L. Adicione uma gota de H2SO4 6 mol/L e agite. Observe a formação do sólido branco (precipitado; reserve-o!). A reação que ocorre é a seguinte:
Ba2+ + SO42-
BaSO4(s)
3. CENTRIFUGAÇÃO: quando uma solução que contém um sólido é centrifugada, o sólido é forçado para o fundo do tubo de centrífuga em uma forma compacta. O líquido sobrenadante é denominado centrifugado e o sólido é o precipitado.
Prática: centrifugue o conteúdo do tubo em que ocorreu a formação do sulfato de bário. O tempo recomendado é de um a dois minutos. Lembrar de contrabalançar os pesos na centrífuga, colocando um outro tubo, com aproximadamente o mesmo volume de líquido, na posição oposta ao tubo contendo a sua amostra.
4. PRECIPITAÇÃO COMPLETA: nas reações de precipitação, devemos executar testes para verificar se as precipitações foram completas. O sucesso de análises sistemáticas depende da precipitação completa. Este objetivo é alcançado adicionando-se o reagente precipitante