Prudente de Moraes-resumo
Prudente de Morais (1841-1902) nasceu em Itu, São Paulo, no dia 4 de outubro de 1841. Filho de José Marcelino de Barros, , e de Catarina Maria de Morais. Ficou órfão de pai quando tinha 3 anos de idade.. Aprendeu com a mãe as primeiras letras, depois foi estudar no Colégio Manuel Estanislau Delgado.
Em 1857 mudou-se para São Paulo, onde em 1958 conclui seus estudos preparatórios no Colégio João Carlos da Fonseca. Em 1959 entrou para a Faculdade de Direito de São Paulo, onde fez amizade com futuros líderes da República, e homens muito importantes publicamente como:Campos Sales, Francisco Rangel Pestana e Bernardino de Campos.
Em 1863, já formado, foi morar em Piracicaba, onde morava seu irmão Manuel, fazendeiro, advogado e político. Abriu um escritório de advocacia e iniciou sua vida pública.
A partir de 1901, muito doente e enfraquecido, é atacado pela tuberculose.
Prudente José de Morais Barros morreu vítima de tuberculose, em Piracicaba, São Paulo, no dia 3 de dezembro de 1902.
1268578282
Na disputa pela sucessão de Floriano Peixoto, que chegara à presidência devido ao golpe de 23 de novembro de 1891, candidatou-se pelo Partido Republicano Federal , fundado pelo paulista Francisco Glicério em 1893. Vence as eleições presidenciais de 1 de março de 1894 e toma posse no dia 15 de novembro daquele ano , tornando-se o primeiro presidente do Brasil a ser eleito pelo voto direto e o primeiro presidente civil do Brasil.. A sua eleição marcou a chegada ao poder da oligarquia cafeeira paulista em substituição aos setores militares.
Os quatro anos de governo de Prudente de Morais foram agitados, tanto por problemas político-partidários como pela oposição dos setores florianistas e pela continuação, no Rio Grande do Sul, da Revolta Federalista(1893-1895).
Prudente de Morais dedicou todos os seus esforços à pacificação das facções, que tinham em seus extremos os defensores do governo forte de