brsil
ESCOLA MODELO
BRASIL: A PRIMEIRA REPÚBLICA
DISCENTE: CLYCIANE LEAL Nº: 06 SÉRIE: 9º ANO
DISCIPLINA: HISTORIA
DOCENTE: LUCIANE NUNES
SENADOR GUIOMARD – AC
02 DE ABRIL DE 2014
Apenas dois países adotavam a monarquia como forma de governo, o Brasil e o México. No Brasil ela se manteve por 67 anos, ate que em 1889 foi proclamada a República.
No entanto o desgaste do governo monárquico já vinha acontecendo há muito tempo, e ficava pior quando o movimento republicano ganhava forças.
O ultimo golpe, foi o que fez o D. Pedro II perder o apoio dos principais grupos que o mantinham no poder: os grandes proprietários rurais e a igreja do Exército, isso levou o Brasil ter varias consequências.
Uma delas foi a renuncia de D. Pedro II, e quem assumiu seu lugar provisoriamente foi Deodoro da Fonseca que prometeu convocar eleições para a escolha de um novo presidente.
A primeira eleição foi indireta, ou seja, os senadores deveriam escolher o novo presidente.
Ao longo desse resumo irei falar sobre os presidentes do Brasil, como eram as eleições e os movimentos que aconteceram.
Na Proclamação da Republica devido à crise do Segundo Reinado, o chefe do Conselho de ministros trouxe a câmara varias sugestões de reforma politica, onde todas acabaram sendo rejeitadas, em vingança a essa atitude, o imperador decretou uma nova Câmara a qual deveria ser formada por políticos que apoiavam o seu governo.
Então os republicanos viram nessa atitude um abuso de poder, foi aonde surgiram boatos que o imperador mandaria prender Deodoro da Fonseca e Benjamin Constante que representavam o movimento republicano, esses boatos levaram D. Pedro II a renunciar, e quem assumiu provisoriamente foi Deodoro Fonseca.
A República dos Marechais foi quando Deodoro governava provisoriamente, onde ele tomou uma serie de medidas, como a dissolução das Assembleias Provinciais, a