Modelo Agente-Principal
Gestão Social: Políticas Sociais, Redes e Defesa de Direito
Hellen Brito Lopes
MODELO AGENTE -PRINCIPAL
Palmas
2014
AVM Faculdade Integrada
Gestão Social: Políticas Sociais, Redes e Defesa de Direito
Hellen Brito Lopes
MODELO AGENTE–PRINCIPAL
Dissertação apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Estado e Sociedade.
Tutor: Robison
Palmas
2014
A relação de agente-principal acontece quando alguém ou um grupo de indivíduos é contratado por outra pessoa ou empresa para realizar alguma tarefa que satisfaça os objetivos estabelecidos pela contratante. Na presença de informações imperfeitas, é essencial acompanhar todas as ações dos agentes para que o objetivo do principal seja alcançado corre o risco de ser dispendioso e ineficaz.
O modelo de agente-principal se relaciona por meio de ajuste de mercado. O principal é um ator cujo retorno depende da ação de um agente ou de uma informação que é propriedade exclusiva deste, portanto, os agentes oferecem seus serviços ao principal e atendem perfeitamente às demandas e necessidades daqueles.
Destarte, os agentes somente atendem aos propósitos dos principais quando tais propósitos coincidem com os seus próprios interesses. O principal pode limitar as divergências de seu interesse, estabelecendo incentivos adequados para o agente e incorrendo em custos de monitoramento destinados a limitar a atividade aberrante do agente. Para Pratt e Zeckhauser (1985): Dada a assimetria de informação – os agentes geralmente conhecem mais sobre suas tarefas do que os principais não se pode esperar que qualquer firma ou organização funcione do mesmo modo que se a informação fosse sem custos ou que os incentivos dos principais e agentes estivessem alinhados.
Porém, o principal poderá estimular o comportamento do agente no sentido de aumentar seus esforços. Segundo