RISCOS FISICOS E QUIMICOS
CURSO DE TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
FERNANDO ESTEVAM DE MEDEIROS
RISCOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS AGENTES DE LIMPEZA URBANA
PATOS-PB
2013
FERNANDO ESTEVAM DE MEDEIROS
RISCOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS AGENTES DE LIMPEZA URBANA
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina Introdução a Pesquisa Científica do Curso de Graduação Tecnologia em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus de Patos, em cumprimento às exigências para conclusão da disciplina.
Orientadora: Profª. Ms. Rosemary Ramos Rodrigues
Patos-PB
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 JUSTIFICATIVA XX
3 PROBLEMA E HIPÓTESE XX
4 OBJETIVOS XX
3.1 OBJETIVO GERAL XX
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS XX
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA XX
6 METODOLOGIA XX
7 CRONOGRAMA XX
REFERÊNCIAS XX
1 INTRODUÇÃO
Este estudo leva a várias questões que se possa observar a atividade dos agentes de limpeza urbana, ignoramos o grande papel que estes cidadãos leva para o bem estar social e ambiental, mas os mesmo não tem o devido respeito quanto as suas atividades laborais, em constante perigo na sua jornada de trabalho, riscos biológicos e físicos entre outros fatores que levam a essa profissão. Para esses trabalhadores, os riscos à saúde existiam quando uma pessoa, deliberadamente, se colocava numa situação de risco.
Os agentes estão expostos a riscos físicos como longos percursos, peso do lixo forma de levantamento dos mesmos, e aos riscos biológicos encontrados em diversas formas no material recolhido como restos de comida, descarte de material hospitalar, cacos de vidros, latas de comidas entre outros.
Os riscos físicos apresentam um intercâmbio brusco de energia entre o organismo e o ambiente, em que a quantidade superior aquela que o