Como ordenar as idéias
Curso de administração
Inês Martini
Dalvani sudario
Pratica educativa
Como ordenar as ideias Edivaldo Boaventura
Itu
2012
Inês Martini
Dalvani Sudario
Pratica educativa
Fichamento apresentado à disciplina comunicação do curso de
Administração da faculdade prudente de Moraes
Uniesp, para obtenção de nota parcial.
Itu
2012
Boaventura, Edivaldo.
Como ordenar as ideias 5°. ed. São Paulo: editora África, 1997. 59p
A obra insere-se no campo do aprendizado, e como organizar suas ideias, da mais simples e fáceis de conhecer, e aprender a pensar antes de escrever.
“A arte de exprimir o pensamento consiste em saber ordenar as ideias. Ordem que da clareza a toda comunicação”.(pg 7). Podendo ser planejadas da seguinte forma: * Ponto de partida: Elaboração/Reflexão=plano * Introdução => tema => ideias mestras * Partes da composição: Construir os plano =>corpo da expasição * Estabelecer as divisões => desenvolvimento por partes * Ponto de chegada * Conclusão => o resumo marcante “O tema pode ser de todos, mas plano é cada um”.(pg8).
Mozart, “eu procuro as notas que se amem”. (pg9).
“As ideias principais serão as vigas da futura comunicação; elas são os embriões das partes da composição. Dai porque são poucas, duas ou tres no maximo. Uma casa é coberta por varias telhas, mas as vigas de suporte são poucas e fortes”.(pg12).
Autores os mais diversos salientam o papel da introdução quando aconselham a dedicar-lhe parte da leitura, porque nela se encontra resumido o pensamento que orientou o escritor, bem assim os propositos que o levaram a fazer o livro, ideias principais.
O planejamento é fundamental em qualquer area de conhecimento, sua elaboração é uma previa do que sera comunicado. Assim, ao anunciar um assunto podemos refletir a cerca do que se vai desenvolver.
“ O plano é sempre um esforço de cordenação, de ordenamento e de concatenação”.(pg32).
“ Introduzir e