Proxy
Ciência da Computação
Disciplina de Redes de computadores
PROXY
Josane Souza
Manaus – AM
Março 2015
Proxy A palavra proxy significa “substituto”, no sentido de representar algo em determinado momento. É um serviço instalado no servidor da rede que faz a interação de requisições entre a rede interna(dados do cliente) e internet, com o objetivo de melhorar o desempenho do sistema.
O proxy também atua como uma espécie de firewall, visto que faz o trabalho de permitir e bloquear os conteúdos solicitados( consultando a lista de restrições). Caso a requisição seja autorizada, o usuário recebe o conteúdo solicitado, caso contrário é enviado uma mensagem de negação via browser(navegador). Os serviços que são disponíveis por um proxy são:
1. Cache
2. Proxy transparente
3. Proxy aberto
4. Proxy anônimo
O proxy tem o papel intermediario de acessar os dados no servidor e repassálos ao cliente. Uma vez que o proxy acessa o servidor, armazena os objetos localmente para futuras requisições para o mesmo servidor sem a necessidade de ir ao servidor de origem. Esses objetos, mais populares, são armazenados no cache fazendo com que o tráfego na rede seja reduzida( enlace de saída).
O proxy transparente introduz uma camada de complexidade, que pode complicar transações que de outra forma seriam simples.
O proxy aberto é acessível a um internauta sendo capaz de usar serviços que, geralmente, um servidor proxy permite aos usuários de um grupo de rede, por exemplo armazenar e encaminhar serviços de Internet.
O proxy anônimo é uma ferramenta que se realiza atividades na Internet sem vestígios.
Acessa a Internet a favor do usuário, protegendo informações pessoais por ocultar a informação de identificação do computador de origem.
Referências:
http://www.ime.usp.br/~ueda/ldoc/proxy.html