ATPS Etapa1 Eletricidade
Eletricidade e Eletrônica
ATPS – 1ª Etapa
Professor:
- André Farias
Alunos:
- Matheus Portugal Lopes – RA: 6821456048
- Ramon Ferreira – RA:6662432930
- Felipe Salles – RA: 6653383730
- Rayan César – RA: 6860455845
- Edimar Junior – RA:
Niterói, 02 de Outubro de 2013
Texto 1 – Corrente Elétrico
A expressão corrente elétrica está relacionada à antiga concepção de que a eletricidade seria um fluido e, como tal, poderia ser canalizada por condutores, encanamentos hipotéticos desse fluido elétrico. Assim como há água corrente, deveria haver também eletricidade corrente ou corrente elétrica.
A corrente elétrica tem como elemento básico o portador da carga elétrica – elétrons nos sólidos e elétrons ou íons positivos ou negativos nos líquidos e gases. Esses portadores de carga constituem uma pequena parcela da estrutura do condutor e têm um movimento irregular. Quando, apesar dessa irregularidade, o lentíssimo movimento resultante desses portadores tem um único sentido, a corrente elétrica é contínua. Quando os portadores de carga não se deslocam, mas oscilam em torno de posições fixas, a corrente elétrica é alternada.
Admite-se, por convenção, que o sentido da corrente elétrica seja o sentido do movimento dos portadores de carga positiva. Quando os portadores de carga são elétrons o sentido convencional da corrente é oposto ao sentido do movimento dos elétrons. Quando os portadores são íons positivos e negativos, em um gás ou em uma solução mantém-se a convenção do sentido do movimento dos portadores de carga positiva.
Para que os elétrons livres de um condutor passem a deslocar-se preferencialmente em determinada direção e sentido, é preciso que em cada um deles atue uma força orientando esse deslocamento, nessa direção e sentido. E para que um elétron, ou qualquer outro portador de carga elétrica, sofra a ação de uma força, é preciso que ele esteja imerso em um campo elétrico. Portanto um condutor é percorrido por