Arquitetura Windows XP
O que é o núcleo de um sistema operacional?
É um conjunto de instruções (programa) do sistema operacional que fornece serviços aos usuários, às suas aplicações e também ao próprio sistema. Também é chamado de kernel.
O WINDOWS XP
O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience.
O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo.
Arquitetura
O Windows XP tem sua arquitetura dividida em módulos em camadas. As principais são a camada de abstração do hardware (HAL), o kernel e o executivo, todas são executadas em modalidade protegida, para a modalidade usuário há um conjunto de subsistemas que oferece essa opção, esses são classificados em subsistemas ambientais e de proteção.
Camada de Abstração do Hardware:
É uma camada de software que oculta às diferenças de hardware para os níveis superiores do sistema operacional o que ajuda para que o XP seja um sistema operacional portável. O HAL exporta uma interface de máquina virtual que é utilizada pelo despachante do kernel, pelo executivo e drivers de dispositivos que traz como vantagem ter apenas uma versão de cada driver que mapeia e tem acesso ao dispositivo, mas é a HAL que administra os detalhes de mapeamento na memória. Essa camada também suporta multiprocessamento simétrico, ou seja, quando um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada tem sob controle de um único sistema operacional.
Kernel (Núcleo)
É orientado a objeto e executa suas funções utilizando um conjunto de objetos do kernel cujos atributos (valores de dados) armazenam os dados que são executados pelos métodos (por ex: funções e operações).
O despachante do kernel fornece a base para o