Proxy
Proxy é o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor (“ponte”). Desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet). Pode ser utilizado para registrar o uso da Internet e também para bloquear o acesso a um site da Web.
Um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível no outro servidor. Como os endereços locais do computador não são válidos para acessos externos, cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando-a para o seu computador. E esse endereço local da sua máquina não pode ser acessado por qualquer rede externa.
O proxy representa a 'identidade do seu PC' no servidor de destino da sua solicitação.
São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.
Servidores proxy: • Funcionam como firewall e filtro de conteúdo Constituem um mecanismo de segurança implantado pelo provedor de Internet ou pelos administradores da rede em um ambiente de intranet fim de desativar o acesso ou filtrar solicitações de conteúdo de determinados sites considerados ofensivos ou prejudiciais para a rede e os usuários. • Melhore o desempenho Armazenam em cache as páginas da Web acessadas por hosts da rede durante determinado período. Sempre que um host solicita a mesma página da Web, o servidor proxy utiliza as informações armazenadas em cache em vez de recuperá-las do provedor de conteúdo. Isso proporciona acesso mais rápido às páginas da Web.
• Como funciona?
Todas as requisições feitas ao servidor (o site que você quer acessar) passarão pelo seu proxy. Ao chegar ao site, o IP do proxy fica registrado no cache do seu destino e não o seu. É pelo IP que os hackers conseguem invadir computadores, portanto deve-se manter o nível de segurança do seu