Percepção
É também chamado de conhecimento empírico ou experiência sensível que é dado através das suas principais formas: a sensação e a percepção.
2) Conceitue:
a) Sensação é que nos dá as qualidades exteriores e interiores, isto é, as qualidades dos objetos e os efeitos internos dessas qualidades sobre nós.
b) Percepção é a reunião de muitas sensações ou sínteses de várias sensações. A percepção seria, pois, uma síntese de sensações simultâneas.
3) Caracterize Empirismo e Intelectualismo.
O empirismo e á sensação e a percepção que dependem das coisas exteriores, isto é, são causadas por estímulos externos que agem sobre nossos sentidos e sobre o nosso sistema nervoso e que recebem uma resposta que parte de nosso cérebro, voltando a percorrer nosso sistema nervoso até chegar aos nossos sentidos na forma de uma sensação (uma cor, um sabor, um odor), ou de uma associação de sensações numa percepção (vejo um objeto vermelho, sinto o sabor de uma carne, sinto o cheiro da rosa, etc.). O intelectualismo é quando o sujeito detém o conhecimento e a coisa exterior é apenas a ocasião para que tenhamos a sensação ou a percepção.
4) Explique por que a causa do conhecimento sensível?
Porque ocorreram mudanças trazidas pela Fenomenologia de Husserl e pela Psicologia da forma ou teoria da gestalt (gestalt é uma palavra alemã significa “configuração, figura estruturada, forma”). Ambas mostraram: * Contra o empirismo, que a sensação não é uma resposta físico-fisiológica pontual a um estimulo externo também pontual. Ela não é um reflexo pontual; * Contra o intelectualismo, que a percepção não é uma atividade de síntese das sensações realizada pelo pensamento; * Contra o empirismo e o intelectualismo, que não há diferença entre sensação e percepção.
5) Caracterize a fenomenologia de Husserl e a Psicologia de forma ou teoria da Gestalt.
Fenomenologia e gestalt