Provisões, Passivos, Contingencias Passivas, e Contingencias Ativas.
Instituições financeiras e demais instituições que funcionam após autorização do Banco Central, e diversas administradoras de consórcios, de acordo com o CPC 25, estão obrigadas a apresentar mensuração de provisões, e contingências ativas e passivas, assim buscando ter um controle de fatos geradores presentes e futuros.
Provisões, Passivos, Contingencias Passivas, e Contingencias Ativas.
Passivos
São obrigações, dívidas e prestações presentes que a empresa tem de curto, médio e longo prazo a pagar ou a recolher, incluindo também capitais reservado a empresa.
Provisões
Provisões representa diminuição do ativo (perda) ou obrigações com seus terceiros. Estes cálculos, embora já tenham seu fato gerador contábil ocorrido, não podem ser apresentados e analisados com exatidão, portanto assim tem caráter estimativo. Sendo assim passivos de prazos ou valores duvidosos.
Classificações
As provisões podem ser classificadas em dois grupos:
Provisões do Ativo e Provisões Passivas.
Provisões Retificadoras do Ativo:
Aparecem no ativo de uma forma que reduz o valor contábil do bem ou direito no qual foram provisionados custos e despesas.
Provisões Passivas
São classificadas no passivo de forma obrigatória exigida indicando obrigações.
Contingências
Contingência é uma situação onde o resultado final, favorável ou desfavorável, dependerá apenas de fatos futuros. Em contabilidade essa definição é restrita de acordo com a data dos acontecimentos e informações contábeis, onde o efeito financeiro será determinado por fatos futuros que possam acontecer ou não.
Outra Definição:
Contingência Passiva é:
a) é uma forma de obrigação presente que será só determinada no momento que ocorrer, sendo de um ou mais eventos futuros, que não estejam totalmente sob o controle da empresa; ou
b) uma obrigação presente que surge de fatos ocorridos passado, mas que não são reconhecidos por que:
1) é improvável que a empresa/entidade tenha que liquidar este valor ou