Previsão e prospecção
Materiais de construção
O estudo geológico de uma região presta grandes serviços na pesquisa e obtenção dos materiais de construção. Cingido-nos a região de Luanda (esboço geológico apresentado), é evidente, em face do exposto no capitulo geológico desta palestra em face do fácies estudados, que :
a) As burgaleiras só podem existir nos cordoes litorais holocénicos ou pleistocénicos e nestas ultimas formações, as cotas da ordem dos 60 e 110 metros.
b) Que os arieiros mais económicos para construção de alvenarias e betões, existem apenas no plioceno. Nos cordoes litorais holocenicos e no pleistoceno também existem arieiros, embora em piores condições económicas: as do holoceno serão salgadiças, com muitos elementos lamelares calcareos( fragmentos de conchas), as do pleistoceno estao carregadas de oxido de ferro e manganes penetrantes e contem argilas ferruginosas.
c) Pedras para construcao apenas existem os calcareos do burdigaliano superior e são muito porosos, heterogenios e por vezes margosos, isto é, não são grande coisa, sobretudo para exploracao de britas. Os do oligoceno ( s.1) são margosos ou silicificados, muito lenticulares e pouco espessos, apresentando péssimas condicoes de exploracao e, duma forma geral, mas condicoes mecanicas , para a construcao.
d) Sabreiras de boa qualidade existem apenas nas formacoes do pleistoceno e são ferruginosas, de grão desigual e normalmente pouco argilosas.
e) Pedras para construcao de fundacoes de estradas, alem das da alínea c), existem também, de ma qualidade, nas formacoes do burdigaliano inferior:
E assim por diante.
Anti-projectos e projectos de fundações O exame geologico da região lembra logo, quanto a resistência dos seus solos, ressalvando a estabilidade das formacoes dependentes da situacao topográfica da sua jazida, previsões como as que se seguem:
a) Admitem fundacoes com bom comportamento elástico, as formacoes do burdigaliano e do plioceno ( facies arenoso) quando