Providencia Social
Apesar de influenciar, de forma direta ou indireta, a vida de grande parte da população brasileira, a Previdência Social ainda é pouco conhecida. E são ainda menos conhecidos os seus impactos positivos para a sociedade brasileira. A Previdência Social faz parte da Seguridade Social. A Constituição de 1988 adotou esse termo para se referir a um conjunto de ações e serviços, de responsabilidade dos poderes públicos, que visa garantir à população bem-estar e justiça social. O sistema de Seguridade Social é formado por um tripé constituído pela saúde, assistência social e previdência social.
Apesar de padecer das mesmas dificuldades financeiras que afetam os sistemas previdenciários em todo mundo, a Previdência Social brasileira tem cumprido o seu papel social. No país com umas das piores distribuições de renda do planeta, a Previdência Social tem sido um instrumento efetivo de combate à pobreza e de garantia de renda às pessoas em idade avançada, resgatando a dignidade de milhões de brasileiros.
Ninguém sabe o dia de amanhã, por melhor situação econômica ou de saúde que esteja, o barco infelizmente pode virar e todos nós estamos sujeitos a isso. Por pior que sejam as condições presentes e os benefícios oferecidos, são imensamente melhores do que depender por completo da caridade. Recomendo por essa mesma razão, que se contribua com o máximo possível, dentro das condições específicas de cada um, para não se perder o status de beneficiário do INSS. E não é somente quando a pessoa se aposenta que vale a pena ter contribuído, pois em caso de morte prematura do contribuinte, o companheiro sobrevivente ou os dependentes irão receber uma pensão que pode ser fundamental para a sobrevivência da família.
É quase certo que existirão ocasiões em sua vida em que a contribuição ao INSS pesará muitíssimo em seu orçamento mensal. Mesmo assim, tente manter em dia estas contribuições. Podemos lembrar que os benefícios do INSS são como um seguro de vida para os