Provas Piagetianas - Aplicação e Resultados
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Professora: Rosângela D’Ávila.
Alunas: Roberta Mendes e Yasmin Passamani.
Curso: Pedagogia Turma: PE3N
Vila Velha 2014
Resumo
O objetivo do trabalho a seguir é comprovar as teorias de Jean Piaget sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo, a partir da aplicação das provas piagetianas com duas crianças de idade distintas. A primeira criança é um menino de 06 anos e a segunda, um menino de 04 anos. Segundo as teorias de Piaget, ambos estariam no estágio pré-operatório, por este motivo aplicamos provas que condizem com este estágio, sendo elas: seriação, inclusão de classe, conservação de comprimento e conservação de massa. Durante a aplicação das provas e a partir de seus resultados, observamos que os estudos de Piaget, apesar de terem sido realizados ainda no século passado e tendo como sujeitos de observação apenas seus filhos, foram comprovados, visto que todas as dificuldades e avanços apresentados pelas crianças constam em suas teorias.
Introdução Buscamos com este trabalho identificar, através de testes feitos com duas crianças de diferentes idades, os estágios do desenvolvimento de aprendizagem segundo a teoria de Jean Piaget e através dos resultados obtidos fazer uma análise relacionando com os estudos do autor. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget, através de suas pesquisas, elaborou quatro estágios do desenvolvimento cognitivo da criança. Estes estágios representam uma sequencia fixa estabelecida em um plano inato, entretanto, essa sequencia depende de fatores internos e externos para sua total expressão.
1º Estágio – Sensório-motor: Acontece desde o nascimento até aproximadamente dois anos de idade. É o estágio no qual o bebê usa capacidades sensoriais e motoras para agir sobre o mundo. O egocentrismo intelectual é a forma dominante no