Fases de Desenvolvimento
Foram aplicadas três Provas Operatórias com a criança, sexo feminino com idade de cinco anos, com o objetivo de analisar suas respostas de acordo com a idade descrita nas experiências de Piaget. Suas respostas foram diretas e baseadas na imagem concreta que lhe estava sendo apresentada.
1ª prova – Conservação de quantidades discretas - Fichas Coloridas (anexos 1 e 2)
Usamos duas cores de fichas diferenciadas (Rosa e Verde), alinhamos sobre a mesa seis fichas verdes e solicitamos que a criança fizesse o mesmo com as fichas rosa. Na sua maneira de analisar por aparência ela alinhou em sequência sete fichas rosa, quando perguntamos se haveria a mesma quantidade de fichas nas duas fileiras ela se atenta e responde que possui mais fichas rosas do que verdes. Em uma segunda experiência perguntamos se fosse feita uma pilha com as fichas verdes e solicitado a ela que fizesse uma pilha com as fichas rosa, ela responde atentamente que a fileira com as fichas rosa será maior devido a quantidade maior de fichas, perguntamos como ela saberia disso. Ela responde que contou a quantidade de fichas em cada fileira. Usando método matemático. Ao fazer uma modificação na disposição das fichas em uma das fileiras, espaçando-as ou unindo as mesmas, de modo que uma fique mais comprida que a outra, foi questionada a criança se há mais fichas rosa ou verdes. Em resposta ela se baseia na aparência e diz que a fileira onde as fichas estão mais espaçadas possui maior quantidade. Embora seja a mesma quantidade em números. Ao fazer um círculo com as fichas questionamos se haveria a mesma quantidade. Em resposta ela diz que o círculo com as fichas rosa tem maior quantidade. Julgando novamente pela aparência e a cor que mais lhe chama atenção.
2ª prova – Conservação de Massa (anexo 3)
Foram usadas massas de modelar nas cores: rosa e branca, ao apresentar as duas massinhas de modelar em formato de bolinha ela responde que a bolinha rosa era maior, havia mais massa. Baseando na