Dalton Trevissan
612 palavras
3 páginas
COLEGIO DJALMA PESSOAADRIANE MORAIS
GABRIEL NERO
GABRIELA BATISTA
JOÃO PEDRO APULINÁRIO
MARIANE BARROS
TARLEY ALMEIDA
BIOGRAFIA DE DALTON TREVISSAN
SALVADOR-BA
2014
ADRIANE MORAIS
GABRIEL NERO
GABRIELA BATISTA
JOÃO PEDRO APULINÁRIO
MARIANE BARROS
TARLEY ALMEIDA
BIOGRAFIA DE DALTON TREVISSAN
Trabalho disciplinar solicitada Atividade solicitada pelo Professora Aline Nazaré da disciplina de Redação ao 1º ano da turma H .
SALVADOR-BA
2014
Dalton Trevisan (1925) é um escritor brasileiro. Recebeu o Premio Camões de 2012, pela importância no gênero do conto. O maior contista brasileiro contemporâneo. Recebeu o Prêmio Ministério da Cultura de Literatura, pelo conjunto de sua obra. A publicação do seu livro "O Vampiro de Curitiba" (1965) lhe valeu o apelido, por causa de seu temperamento recluso.
Dalton Trevisan (1925) nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 14 de junho. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Paraná. Exerceu a advocacia durante sete anos. Liderou em Curitiba o grupo literário que publicava a revista Joaquim, tornando-se porta voz de vários escritores. Publicou na Revista seus primeiros livros de ficção "Sonata ao Luar" (1945) e "Sete Anos de Pastor" (1946). Dalton renega os dois. Declara não possuir um exemplar sequer dos livros e "felizmente já esqueci aquela barbaridade".
Ao longo de muitos anos produziu textos sem publicá-los. A partir de 1954, publicava seus contos em forma de folhetos, à moda da literatura de cordel, onde registrava o cotidiano notadamente situado na metrópole curitibana. Publicou "Guia Histórico de Curitiba" e "Crônicas da Província de Curitiba".
Sua carreira teve início depois de merecer destaque no I Concurso Nacional de Contos do Paraná. Ganhou repercussão nacional a partir de 1959, com a publicação de "Novelas Nada Exemplares", que reunia quase duas décadas de produção literária. Recebeu pela obra, o Prêmio Jabuti de Câmara Brasileira do Livro. Dotado de