Alcool e droga
Efeitos no OrganismoA ingestão de álcool provoca diversos efeitos, que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora. Nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer os efeitos estimulantes, como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a surgir os efeitos depressores, como falta de coordenação motora, descontrole e sono. Quando o consumo é muito exagerado, o efeito depressor fica exacerbado, podendo até mesmo provocar o estado de coma.
Dependência química
É um termo genérico para o uso patológico de álcool e outras drogas. Devido a constante utilização desses tipos de drogas, o corpo humano torna-se cada vez mais dependente dos mesmo, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso. Constitui hoje, um dos maiores problemas Biopsicossocial da humanidade.
Dependência física
Estado no qual o organismo se ajusta a presença de uma droga. A retirada da droga gera Síndrome de Abstinência.
Na dependência física, a droga é necessária para que o corpo funcione normalmente.
O uso nocivo, e não, as drogas.
Prevenção ao uso perigoso das drogas é uma intervenção cujo objetivo é evitar o estabelecimento de uma relação destrutiva de um individuo com uma droga, levando em consideração as circunstancias em que ocorre o uso, com que finalidades e qual o tipo de relação que o sujeito mantém com a substancia, seja ela lícita ou ilícita.