PROVA VIVIANE
TRABALHO SOBRE O FILME “A PRIMEIRA VISTA”
ALUNO: JOSÉ AIRTON DE SOUSA ALBUQUERQUE JUNIOR
DISCIPLINA: FENOMENOS E PROCESSOS PSICOLOGICOS
DOCENTE: VIRNA SANCHO NASCIMENTO
CURSO: PSICOLOGIA
TURMA: “B”
TURNO: NOITE
FORTALEZA-CE | SETEMBRO DE 2014
Podemos considerar o ser humano como um processador de informações, que por sua vez passam por dois níveis:
SENSAÇÃO: responsável pela recepção das informações;
PERCEPÇÃO: responsável pela interpretação desta informações.
O filme trata do encontro de duas pessoas com níveis de Sensação e Percepção bem diferentes. Virgil não possuía o sentido da visão – o mais importante para os seres humanos – porem, havia desenvolvido os demais sentidos de forma a compensar sua deficiência visual, vivendo de forma quase autônoma. Já Amy, embora não possuísse nenhuma privação física de seus sentido, levava uma vida agitada, que muitas vezes a fizesse ter uma percepção limitada do mundo ao seu redor.
Ao se encontrar com Virgil, Amy demora a crer que ele é mesmo cego, por sua percepção de uma pessoa cega era totalmente diferente daquilo que ela estava observando em Virgil, uma pessoa autônoma e quase que totalmente independente.
Todos os nossos sentido passam por adaptação. A adaptação sensorial, consiste na capacidade de nossos sentido se ajustarem automaticamente ao nível de estimulo existente em um ambiente. Como Virgil não possuía a capacidade de receber os estímulos visuais, seus demais sentidos se adaptaram de forma a lhe proporcionar uma interpretação do ambiente.
A percepção é responsável pela interpretação dos dados trazido através dos sentidos. Dá sentido as sensações através de nossas experiências anteriores. Podemos ver exemplo disto em algumas cenas do filme, como quando Virgil compara o cheiro de Amy ao de um bolinho, ou quando ele pede que ela descreva o velho galpão abandonado ou o horizonte. Nestes casos ele se utilizou de experiências anteriores guardadas em sua