Prova sobre cultura corporal
“Cultura Corporal”
Profª responsável:
Disciplina:
Abril de 2011
As manifestações culturais de um determinado lugar podem ser qualificadas e classificadas de acordo com o perfil da sociedade estudada. Entre essas manifestações inclui-se a cultura corporal, já que o corpo é também uma forma de representação cultural. As pessoas de determinado lugar fazem a sua cultura. Entre a população há adultos, idosos e crianças, e todos exercem papel fundamental na formação da cultura do lugar onde vivem. Os pequenos são parte do que forma a sociedade, construindo, carregando e recriando cultura.
O primeiro contato com o mundo é feito em casa. As crianças marcam seu percurso com a família antes do ingresso na vida escolar. É em casa que acontece a socialização de conhecimentos, no qual cada criança, em cada situação, em cada ambiente diferente, interpreta de sua maneira. As possibilidades de início de relação com o mundo são infinitas. Há contato com pais, com os avós, babás, faxineiras, tios, tias, primos, entre outros. Cada família tem suas características de formação, classe social, ambiente onde se relaciona ou relação interpessoal. Cada um, mesmo que na mesma família, agrega conhecimentos e forma sua própria cultura.
Quando entra na escola, a criança já traz consigo uma interpretação simbólica própria do que é o mundo. A instituição deve, então, elaborar práticas pedagógicas que considerem essa prévia “sabedoria” da criança. Não se deve esquecer que os pequenos são sujeitos que produzem cultura e que estão em constante produção e reconstrução. A responsabilidade da escola nesses primeiros meses de contato é enorme. Não padronizar e generalizar são atitudes fundamentais entre os profissionais responsáveis.
Como primeiro espaço de sociabilização cultural, a escola deve, portanto, incluir e trocar questões culturais. Isso pode começar a ser feito com a análise de cada turma individualmente. Preparar um currículo “molde” e aplicar a todas as crianças que