Plano de curso
A Educação Física como disciplina curricular, tem procurado buscar meios práticos que abram caminhos e sejam facilitadores de uma aprendizagem voltada para a nossa realidade, de forma que nos permita um envolvimento mais corporal, mental, emocional e social, e a descoberta de múltiplas possibilidades de se expressar corporalmente de forma crítica no mundo.
Objetivo geral
Proporcionar ao educando conhecimentos sobre as diferentes práticas corporais de forma lúdica, educativa e contributiva, visando a apreensão e o resgate dos conteúdos educacionais, histórico-sociais, relacionados à corporeidade, ou seja, a cultura da motricidade humana.
Oportunizar a todos os alunos a participação nas atividades físicas, sociais, recreativas e culturais no processo educacional, respeitando os limites e a individualidade.
Ensino Médio
Objetivos: (procedimental, atitudinal e conceitual, respectivamente)
• Desenvolver os comportamentos: motor, cognitivo e afetivo-social
• Nas atividades, os alunos deverão interagir entre si (desenvolvimento do aspecto afetivo-social), vivenciar os mais variados movimentos corporais, explorando a cultura corporal (desenvolvimento motor) e formular estratégias, desenvolvendo sua autonomia e pensamento crítico (desenvolvimento cognitivo).
• Entender, interpretar e explicar a situação social a partir dos seus interesses de classe social.
• Demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como capacidade pra discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimento e estabelecendo uma melhor utilização dos conhecimentos adquiridos da cultura corporal.
• Assumir uma postura ativa na prática das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão.
• Compreender o funcionamento do organismo humano de formas a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como melhoria de suas aptidões físicas.
Metodologia:
Com base no Coletivo de Autores (1992),