René descartes
O clima polar ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá.
As temperaturas médias mensais são muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores inferiores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias raramente ultrapassam os -10ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas. A precipitação é muito reduzida, ocorrendo, sobretudo, na estação mais quente e constante presença de neve o ano todo.
O Clima temperado possui médias acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas. Precipitações anuais médias entre 1.000 a 2.000 mm.
O Clima desértico tem uma pequena quantidade de chuvas e uma grande amplitude térmica sendo ele um clima muito quente durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias, pois a amplitude térmica é bem alta (15-20°C). As chuvas são raras e podem demorar anos para acontecer. A umidade do ar é muito baixa, aproximadamente de 15%.
O clima equatorial que acontece no mundo possui as mesmas características do que acontece no Brasil, ele é caracterizado por ser um clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas próximas à linha do Equador, com temperatura média anual de 25°C e chuvas com médias acima de 2.000 mm anual.
Os climas tropicais são caracterizados por temperaturas elevadas - todos os meses do ano apresentam temperaturas médias de 18 °C ou superiores e variações de umidade entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Temperaturas médias de 20°C e precipitações entre 1.000 e 2.000 mm bem distribuídos durante o ano mas chove com um pouco mais de intensidade no verão. Esses climas