Prova - Gerenciamento de Conflitos
QUESTÃO 1:
- fazer uma análise sobre o poder das empresas, das organizações e de que forma esse poder das organizações pode ser um gerador de conflitos porque ele casua impactos e interferências tanto na vida das pessoas como na difusão da informação via meios de comunicação.
- relatar tanto o poder político quanto econômico das organizações.
- falar do poder do “cidadão” que se choca, muitas vezes, com o poder das organizações.
- falar da influência das mídias – tradicionais e digitais – na relação das organizações com as pessoas.
QUESTÃO 2:
- discutir a necessidade de, como primeiro passo num planejamento de gerenciamento de crises, de se investigar, analisar, buscar... QUAL É A “IMAGEM” QUE A EMPRESA DETEM HOJE. Qual é o “acúmulo”, qual o “estoque” de imagem, de reputação, de confiança, de admiração... que a empresa detem. A resposta deveria ainda explicar que essa pesquisa deveria ser feita tanto internamente quanto externamente. A resposta também poderia detalhar minimamente como essa pesquisa poderia se feita. E por fim deveria mostrar que tal passo é importante porque a primeira coisa a ser feita para evoluir uma imagem é conhecê-la. Poderia aqui também definir que essa imagem é formada por uma série de públicos – não apenas.
QUESTÃO 3:
- a resposta deveria reforçar a necessidade de atributos essenciais ao gerenciador de crise dos quais ele não pode abrir mão: a honestidade, a transparência, a ética, a lisura etc.
- Por isso, seria preciso enfatizar que o gerenciador de crises, antes de entrar num trabalho, deve fazer uma análise do caso para saber se há um “arcabouço” ético mínimo no caso.
QUESTÃO 4:
- primeiro identificar, sinalizar ou explicar os tipos diferentes de “crises” que representam cada manchete.
- explicar o “segundo passo” fundamental de um processo de gerenciamento de conflitos, que é: a necessidade de se “mapear” dentro da organização os possíveis focos de conflitos que já