Resenha critica
CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ESTUDOS CULTURAIS
Salvador
2014
2
CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
André Luiz da França Silva Guimarães
Juliana Valente Santos
Sandra Cristina Costa Santos
RESENHA CRÍTICA
Trabalho de conclusão do curso de
Gestão Financeira, apresentado ao
Centro
Universitário
Jorge
Amado,
como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão
Financeira.
Orientador: Prof.(a). Nubia
Salvador
2014
3
Resenha Crítica
Devassa é notificada por racismo em publicidade.
“Em 30 de maio, a cervejaria Devassa foi notificada pelo PROCON de Vitória por racismo”. Uma de suas peças publicitárias exibia uma mulher negra em trajes sumários, ao lado do slogan: ”É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra.”
Na ocasião, o PROCON afirmou que a peça era “explicitamente desrespeitosa em relação às mulheres.” A cervejaria foi multada e obrigada a lançar uma campanha contrapropaganda. A comum associação da mulher a objetos de consumo em propagandas publicitárias tem se tornando constante no mercado brasileiro. As cervejarias, por exemplo, são organizações que, utilizam a imagem sensualizada da mulher em campanhas de marketing publicitário para atingir suas expectativas em relação ao publico alvo e gerar vantagens competitivas no mercado.
O poder das organizações em criar um “rótulo” para o marketing do seu produto muitas vezes vai além dos procedimentos lícitos de propagandas que acabam por denegrir a imagem e a identidade do ser humano no geral, no caso devassa especificamente, em gênero e raça, a mulher negra.
Esse caso dentre outros apenas confirma as discussões geradas em torno da falta de ética e desrespeito a classe negra e ao valor da mulher diante da sociedade e hoje em dia mais comumente verificada dentro das organizações e nas relações de trabalho.
Pesquisas