prova economia
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ADRIANA DOS SANTOS GOMES
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MOEDA
Imperatriz
2014
ADRIANA DOS SANTOS GOMES
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MOEDA
Trabalho apresentado a Faculdade de Educação Santa Teresinha, como requisito parcial para a obtenção de notas.
Orientador: Claudio Marcos
Imperatriz
2014
INTRODUÇÃO
Uma moeda mercadoria é um objeto usado como um meio de troca que também tem um uso como um bem de consumo ou insumo produtivo, ao menos potencialmente.
A moeda não foi, pois, genialmente inventada, mas surgiu de uma necessidade, e a sua evolução reflete, a cada momento, a vontade do homem de adequar seu instrumento monetário à realidade sua realidade econômica.
Moeda mercadorias;
Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como o elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor, eram as moedas mercadorias. O gado foi um dos mais utilizados, e o sal foi outra importante moeda-mercadoria. No Brasil, entre outras circulavam o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco etc. Uma moeda mercadoria é um objeto usado como um meio de troca que também tem um uso como um bem de consumo ou insumo produtivo, ao menos potencialmente.
A evolução da sociedade impôs à necessidade de se facilitarem as trocas e, com o aperfeiçoamento desse processo, surge à moeda, um objeto que, pelas suas características, servia de elemento intermediário e compensador do processo de troca. Para facilitar as trocas, os indivíduos passam a adotar um único produto que, pela sua raridade, poderia ser referencial de trocas. Estas passaram, então, a ser indirecta, através de um produto de aceitação generalizada, com algum valor intrínseco.
A origem e a evolução do metalismo; Os metais (ferro, cobre, prata, bronze, ouro) com o tempo