Prova De Economia
Aluno: Vitor Stocco Schultz.
Matrícula: 2013101581.
1:
A Economia é uma ciência social oriunda da relação entre os homens em si com o espaço onde vivem, seu objetivo é compreender como ocorrem as relações entre os indivíduos e as organizações na sociedade do ponto de vista da produção, da troca e do consumo de mercadorias, de serviços e de bens em geral. Portanto, a Economia vai tratar do estudo do uso dos recursos disponíveis pelos homens na vida em sociedade.
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, para a distribuição entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
O foco de estudo da Economia também abrange os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços. Bem como as variações e combinações na alocação dos fatores de produção (terra, capital, trabalho, tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias.
As bases e os objetos do estudo da Economia são: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.
2:
Os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados em qualquer sociedade. Em contra partida, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.
Nenhum país, independentemente do seu grau de desenvolvimento dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades de sua população. Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.
Pela falta de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva. Essa é a questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados