Prova de Economia
Ciêcias Contábeis – turma 2015.1
Professor: Antonio Porto Gonçalves
Aluno : Alef Freire de Oliveira
Matricula: 115.022.002
Capitulo 1, “ Dez princípios de economia”
4. O custo de oportunidade são os $10 ganhos como juros.
7. a. Quando os beneficiários de assistência social têm os benefícios cortados após dois anos, há um incentivo maior para que procurem empregos do que se os benefícios durassem para sempre.
b. A perda de benefícios significa que uma pessoa que não consegue encontrar um emprego não obterá nenhuma renda, potencializando o problema de distribuição de renda. Mas a economia será mais eficiente, pois os beneficiários de assistência social terão um incentivo maior para buscar emprego. Assim, a mudança na lei aumenta a eficiência, mas aumenta a desigualdade.
10. a. Se fosse garantido o melhor atendimento médico para todos, uma fatia muito maior do PIB seria gasta com saúde. Isso seria eficiente? Se você acredita que os médicos têm poder de mercado e restringem os cuidados médicos para manter a renda elevada, você pode pensar que haveria um aumento de eficiência ao fornecer mais cuidados médicos. Mas se o governo gastasse com saúde um montante muito elevado, de forma a garantir o “melhor atendimento médico possível” poderia haver menos eficiência porque proporcionaria às pessoas mais cuidados médicos do que elas optariam por pagar. Do ponto de vista da igualdade, se as pessoas mais pobres são menos propensas a terem cuidado médico adequado, proporcionar mais saúde representaria uma melhoria. Cada pessoa teria até uma fatia maior do bolo econômico, embora esse bolo fosse constituído de mais assistência médica e menos de outros produtos.
b. Do ponto de vista da igualdade, quando os trabalhadores são demitidos, estes deveriam receber alguma renda até encontrarem outro trabalho. Afinal, ninguém planeja ficar desempregado, então o seguro-desemprego é uma forma de seguro. Mas existe um problema de eficiência: por que trabalhar se você