PROVA DE ECONOMIA
Quais as características da estrutura de mercado de concorrência perfeita e quais os efeitos dessa estrutura sobre os preços?
R: Suas características são: Mercado “atomizado”, produtos homogêneos, e não há barreiras para a entrada de novas empresas no setor, mercado transparente e as empresas não têm capacidade de influenciar a procura do mercado por meio da promoção de seus produtos. Nenhuma empresa na estrutura de mercado de concorrência perfeita tem força suficiente para alterar os preços ou cobrar preços superiores aos da média do mercado (se o fizer, perderá mercado). A empresa não fixa o preço. O preço é dado pelo mercado (média do que os concorrentes estão cobrando). Enquanto a margem de lucro for positiva, a empresa tem lucro e pode ir aumentando o número de produtos vendidos. Em síntese, como aumento da concorrência, as empresas são forçadas a se tornarem mais eficientes (produzir mais com menos custos). As que não conseguirem, serão expulsas do mercado mais cedo.
Qual o efeito do preço de um bem e dos outros bens sobre a oferta?
R: Pela chamada “Lei Geral da Oferta”, quanto maior o preço de um bem, maior o interesse de um empresário em colocá-lo à venda. Conforme o preço do bem, será maior sua oferta. Caso um empresário comece a obter um ganho expressivo com determinado produto, outros empresários certamente passarão a vendê-lo também, de modo que quanto mais a demanda de empresários vendendo o mesmo produto, maior será a oferta.
Quais as características da estrutura de mercado de oligopólio e quais os efeitos dessa estrutura sobre os preços?
R: Suas características são: A existência de poucas empresas, geralmente de grande porte, que dominam o mercado controlando a oferta. Os produtos podem ser homogêneos (matérias primas) ou diferenciados (bens de consumo duráveis), mas, nesse caso, há substitutos próximos, geralmente relacionados com elevadas exigências de capital e tecnologia necessárias para a entrada no mercado.
As