Prova discursiva
QUESTÃO 1
Considerando a pluralidade cultural como tema transversal, elabore uma proposta para trabalhar esse tema em sala de aula.
QUESTÃO 2
Acerca da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de aula usuais, apresente um argumento a favor e um argumento contra e discuta-os brevemente.
QUESTÃO 3
De modo sucinto, descreva um modelo de escola de ensino fundamental (anos finais) organizada por ciclos de formação e explicite como acontece a divisão do tempo escolar nessa escola.
QUESTÃO 4
Enumere os itens obrigatórios de um plano de ensino.
QUESTÃO 5
Ao se entender a avaliação como um processo formativo, não se deve reduzi-la à cobrança de conteúdos, mas considerá-la um relato que contenha indicativos da construção do conhecimento do aluno. Defina avaliação formativa e aponte um dos princípios norteadores dos relatórios de avaliação.
QUESTÃO 6
René Descartes foi um importante filósofo que iniciou a idade moderna, propondo um método para se chegar ao conhecimento da verdade nas ciências. A respeito dessa questão, cite e justifique os principais passos do método cartesiano.
QUESTÃO 7
Tomás de Aquino, cognominado o Doutor Angélico, teve o grande mérito de, na sua obra Summa Theologica, aplicar os fundamentos do pensamento Aristotélico à doutrina católica. O mundo de então, que já conhecia Aristóteles, muito facilmente assimilou a teologia. Cite e explique a via preferencial das provas metafísicas da existência de Deus, segundo Tomás de Aquino.
QUESTÃO 8
Aristóteles, com as suas Categorias, cria estruturas para o entendimento do mundo. Nesse contexto, elaborou uma teoria, entre outras, que foi chamada de teoria hilemórfica. Explique em que consiste a teoria hilemórfica.
QUESTÃO 9
Hegel, um dos mais importantes filósofos do século XIX, concebeu teorias sobre a história e a história da filosofia, tendo se notabilizado pela interpretação da história que serviu de inspiração para