Opac
[ On-line Public Access Catalog ]
DEFINIÇÃO
CATÁLOGO ON-LINE DE ACESSO PÚBLICO
OPAC é o termo utilizado para designar programas que gerenciam a recuperação e a manipulação de informações em formato eletrônico.
Os OPACs têm a tarefa de facilitar a procura do usuário, garantindo maior velocidade e qualidade no acesso a informação, proporcionando também acessibilidade à distância.
WebOPACs
São OPACs disponibilizados na internet e que utilizam as vantagens da interface gráfica flexível do protocolo HTTP para prover melhor acesso à base de dados que forma o catálogo da biblioteca.
VANTAGENS DOS OPACs
Efetuar pesquisas sofisticadas; Maior velocidade na recuperação da informação; Essencial para a recuperação de dados disponíveis somente em formatos digitais; Possibilita acesso a dados bibliográficos de bibliotecas coligadas àquela que se realiza a busca; Flexibilidade.
OBJETIVOS
Melhorar a disponibilidade de informações; Tornar as informações disponíveis em 100% do tempo; Personalizar o fornecimento da informação; Reduzir o tempo de recuperação da informação; Reduzir custos de manutenção; Fornecer acesso às coleções locais, regionais, nacionais e internacionais; Permitir ao usuário recuperar as informações através de diversos pontos de acesso.
EVOLUÇÃO DO OPACs
Começaram a ser usados a partir da década de 60, funcionando alternativamente ao catálogo manual, substituindo-o, aos poucos, com o passar do tempo. Desde que foram criados, os OPACs atravessaram três gerações:
PRIMEIRA GERAÇÃO
Pontos de acesso semelhantes aos existentes nos catálogos de fichas (autor e título); Limitados recursos de busca; Exigia exatidão aos itens pesquisados; Restrito a redes locais; Pouca informação recuperada.
SEGUNDA GERAÇÃO
Incluídas outras formas de recuperação; operadores boleanos Interface de comando baseada em menus; Ofereciam condições de acesso a outras unidades de outros locais coligadas à mesma rede.
TERCEIRA GERAÇÃO
Interface de