Serviço de referência virtual
1. Referência:
ARELLANO, Miguel Ángel Márdero. Serviço de referência virtual. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001.
2. Resumo:
Apresenta a definição dos serviços de referência virtual, fazendo um comparativo, deste serviço, entre Brasil e Estados Unidos, o qual se difere das práticas tradicionais, que era realizada no balcão de referência das bibliotecas. Descreve as características dos serviços de referência digital, que surgiram nos Estados Unidos, como: tipos de suporte e funcionamento, softwares, normas e políticas para o estabelecimento deste serviço, e finalmente as diferentes iniciativas do serviço de referência on-line interativo e em tempo real, voltado a atender as necessidades dos seus usuários.
3. Citação:
“O perfil e as tarefas do servidor ou novo bibliotecário de referência surgem caracterizando um tipo de profissional que não mais realiza seu trabalho usando apenas obras em papel, opacs e bases em cd-rom.” (ARELLANO, p. 9)
4. Comentário:
O novo bibliotecário deve estar atento aos novos softwares interativos e em tempo real, para o serviço de referência virtual, por serem sistemas de informação que facilitam o acesso, com uma forma simples e efetiva a recursos de informação on-line, saindo daquelas práticas tradicionais, e oferecendo novas opções ao usuário.
5. Ideação:
Este texto ajuda a conhecer melhor as novas necessidades da biblioteca atual, em desenvolver um serviço de referência on-line, que visa atender com maior precisão e rapidez às necessidades do usuário. Despertando a importância de acompanhar o avanço das tecnologias da informação e a interoperabilidade dos softwares para os serviços de referência virtual.