Prova de terapia medicamentosa
1- Anexem no mural da wikispaces as ampolas de NORA, DOBUTA, DOPA e ADRENALINA (objetivo: verificarem seus volumes em ml e suas doses em mg).(0,3)
2- Determinem os nomes comerciais e genéricos das 4 drogas anteriores. (0,3)
Nomes comerciais.
Nora – Noradrenalina ou Norepinefrina
Dobuta – cloridrato de Dobutamina / Dobutrex
Dopa –
Adrenalina-
Nomes Genéricos
Nora – Bitartarato de Norepinefrina Levophed
Hemitartarato de Norepinefrina Hyponor
Dobuta – Dobtan/ Dobutariston / Dobutal/ Neobutamina/ Dobutanil
Dopa –
Adrenalina-
3- Escrevam as principais indicações das 4 drogas anteriores. (colocar a fonte consultada) (0,3)
Noradrenalina: é o neurotransmissor do sistema nervoso simpático e precursor da adrenalina. A noradrenalina possui atividade tanto no receptor alfa, como beta 1 adrenérgico, com pouca ação sobre receptores beta 2. Dependendo da dose utilizada, obtém-se aumento do volume sistólico, diminuição reflexa da frequência cardíaca e importante vasoconstrição periférica, com aumento da pressão arterial. A noradrenalina é também um potente vasoconstritor visceral e renal, o que limita sua utilização clínica. É também vasoconstritora sobre a rede vascular, sistêmica e pulmonar, e deve ser usada com prudência, em pacientes com hipertensão pulmonar. Por outro lado, é uma droga de eleição no choque séptico, cuja finalidade é elevar a PA em pacientes hipotensos, que não responderam à ressuscitação por volume e a outros inotrópicos menos potentes.
Dobutamina: é uma droga simpatomimética sintética, com ação predominantemente beta 1 agonista. Esta droga possui baixa afinidade por receptores beta 2 e é quase desprovida de efeitos alfa adrenérgicos. A dobutamina apresenta poucos efeitos sobre a frequência cardíaca, aumenta a contratilidade miocárdica e o índice cardíaco, não agindo sobre a resistência vascular periférica. A droga é utilizada para melhorar a função ventricular e o desempenho cardíaco, em pacientes nos quais a disfunção