Prova De Quimica Ufmg 2011
Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto:
1. Assinalando com um X a quadrícula apropriada, INDIQUE se um objeto que afunda na água do Mar Morto afunda também, ou não, na água típica dos oceanos.
JUSTIFIQUE sua indicação.
Na água típica dos oceanos, o mesmo objeto [ x ] afunda. [ ] não afunda.
Justificativa
Para que um objeto afunde em um líquido este deve apresentar densidade maior.
Pelo exposto na tabela, considerando as concentrações dos íons dissolvidos, a densidade da água do mar morto é maior que a densidade da água típica dos oceanos. Considerando ainda o empuxo (E = dvg) pode-se dizer que quanto maior a densidade de um líquido, maior o empuxo. Assim, um mesmo objeto terá maior dificuldade de afundar em um líquido com maior densidade. Desta forma, um mesmo objeto teria maior dificuldade de afundar na água do mar morto que na água típica dos oceanos. Deste modo, se um objeto afunda na água do mar morto ele também afundará na água típica dos oceanos.
2. INDIQUE a fórmula, o nome da família e o período da tabela periódica a que pertence o elemento correspondente ao ânion que apresenta a maior concentração, em mol/L, na água do Mar Morto.
Fórmula do ânion
Cl- (relembrando, ânions, são íons – compostos carregados - negativos)
Nome da Família
Olhando na tabela periódica pode-se verificar que se encontra na família 7A, também chamada de halogênios. (lembrando, família corresponde a uma coluna na tabela periódica)
Período
3 período (um período corresponde à uma linha na tabela periódica)
3. Considerando os íons relacionados no quadro apresentado na página anterior, INDIQUE as fórmulas dos íons dos metais alcalinos e as dos metais alcalinos terrosos.
Fórmula dos íons dos metais alcalinos
Metais alcalinos são aqueles presentes na primeira coluna da tabela periódica (Família 1A) e portanto, Na+ e K+.
Fórmula