Prova de Ensino Religioso
A PARTILHA COMO VALOR BÁSICO
CALMEIRO MATIAS
Jesus ensinou aos discípulos um segredo para acabar com a fome no mundo: Basta que as pessoas aprendam a partilhar os seus talentos e as suas riquezas!
Se as pessoas e as nações fizessem da partilha e da solidariedade uma atitude fundamental de vida deixava de haver tantos milhares de crianças a morrer de fome no mundo.
As pessoas não partilham por várias razões: uns têm medo que lhes venha a faltar. Outros estão tão ocupados consigo que não ouvem os gritos d e tantas crianças e adultos que definham devido a carências de todo o tipo.
Jesus ensinou aos Apóstolos o segredo da abundância dizendo-lhes que a sua missão é anunciar o Evangelho da fraternidade a todos os povos, ensinando-os a partilhar como irmãos e filhos do mesmo Deus.
Quando as pessoas partilham acontece o milagre da abundância. Nunca ninguém que se tenha posto a partilhar dos seus bens morreu à fome.
Mas devido ao nosso coração egoísta temos muita dificuldade em partilhar.
Se acreditássemos em Jesus e tomássemos os seus ensinamentos a sério entraríamos na dinâmica da partilha e faríamos a experiência de a partilha só traz bem às pessoas, tanto às que recebem como às que dão.
As pessoas que partilham desenvolvem uma força que têm dentro de si, a qual é capaz de realizar maravilhas.
A partilha gera a força milagrosa da abundância, fazendo que os bens cheguem para todos e ainda sobrem.
Além disso, cura o nosso coração da doença do egoísmo e do medo de que não chegue para nós.
Certo dia Jesus estava a falar a uma grande multidão. Chegada a hora de comer, Jesus disse aos Apóstolos: “dai de comer a essa gente que está cheia de fome”.
Os discípulos ficaram assustados, pois não tinham reservas de comida. Entre a multidão só duas pessoas tinham alguma coisa de comer: um jovem ali presente tinha dois pães e três peixes.
Jesus pegou nos pães e nos peixes. Abençoou-os e começou a distribui-los por toda aquela gente.
Os