biomas
A seguir, vamos conhecer melhor cada um dos vários biomas que compõem o Brasil:
Floresta Amazônia – Conhecida como a maior floresta tropical de todo o mundo, a floresta Amazônica é ideal para começar essa lista. Abrangendo toda a região norte, é dona de uma biodiversidade incrível. Possui uma floresta fechada, formada por árvores frondosas e de grande porte. Seu clima é quente e úmido.
Estima-se que a floresta amazônica abriga, até mesmo, várias espécies que o ser humano ainda não tem conhecimento.
Campos – Bioma presente em algumas partes da região norte e sul do Rio Grande do Sul (Pampas). Caracteriza-se pela vegetação rasteira, composta por gramíneas, arbustos e plantas de pequeno porte.
Caatinga – O único bioma exclusivamente brasileiro. Possui uma aparência um pouco diferente dos demais. Está presente no sertão do Nordeste, onde o clima é semiárido. Plantas secas e de galhos disformes compõem a aparência da caatinga.
Esse bioma também serve de lar para algumas espécies de cactos, as famosas plantas com espinhos, capazes de armazenar e absorver água para sobreviver em regiões que sofrem com o fenômeno da seca.
Cerrado – Bioma encontrado em quatro estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. Possui uma vegetação formada por gramíneas, arbustos e árvores que se retorcem.
Litorâneos – Os biomas também podem ser encontrados nas regiões litorâneas. O Brasil, por ser um país com um extenso litoral, dispõe de vários deles, espalhados por suas regiões.
Região Norte: matas de várzea e mangues.
Região Sul: Costões rochosos e manguezais.
Região Nordeste: restingas, falésias e mangues.
Região Sudeste: vegetação de Mata Atlântica e mangues.
Mata dos Pinhais/Mata das Araucárias – Está presente na região Sul do Brasil. A vegetação desse bioma forma uma floresta