PROVA 1 IMUNOLOGIA
PROPRIEDADES GERAIS DAS RESPOSTAS IMUNOLÓGICAS E HEMATOPOEISE
1) CONCEITOS:
ANTÍGENO: QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE POSSA SER SENTIDA PELO SISTEMA IMUNOLÓGICO (AGRESSOR).
EPÍTOPO: PARTE DO ANTÍGENO QUE É RECONHECIDO PELO SISTEMA IMUNOLÓGICO. A RESPOSTA TEM CARÁTER POLICLONAL (CLONAGEM DE VÁRIAS CÉLULAS DE DEFESA PARA A PRODUÇÃO DE UM ANTICORPO), POIS À IDENTIFICAÇÃO DE VÁRIOS EPÍTOPOS.
ANTICORPO: PROTEÍNA PRODUZIDA POR LINFÓCITO (DEFENSOR).
2) IMUNIDADE: EM SAÚDE, SIGNIFICA REAÇÃO CONTRA SUBSTÂNCIAS ESTRANHAS. A FUNÇÃO FISIOLÓGICA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO É DISTINGUIR O QUE É PRÓPRIO DO QUE É ESTRANHO AO CORPO, PRESERVAR O QUE É PRÓPRIO E ELIMINAR O QUE É ESTRANHO.
REAÇÕES IMUNOLÓGICAS:
a) REAÇÕES IMEDIATAS OU IMUNIDADE PASSIVA: CONSISTE EM MECANISMOS DE DEFESA CELULARES E BIOQUÍMICOS QUE JÁ EXISTIAM ANTES DO ESTABELECIMENTO DE UMA INFECÇÃO. ESSES MECANISMOS RESPONDEM APENAS CONTRA AGENTES INFECCIOSOS E AOS PRODUTOS DE CÉLULAS LESADAS, E ACONTECEM DA MESMA MANEIRA EM CONTATOS SUCESSIVOS. É INESPECÍFICA E TEM AUSÊNCIA DE MEMÓRIA. OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO NATURAL SÃO: BARREIRAS FÍSICAS, QUÍMICAS, CELULARES, PROTEÍNAS DO SANGUE E CITOCINAS.
b) REAÇÕES TARDIAS OU IMUNIDADE ADAPTATIVA: CONSISTE EM MECANISMOS DE DEFESA QUE SÃO ESTIMULADOS PELA EXPOSIÇÃO AOS AGENTES INFECCIOSOS. A MAGNITUDE E A CAPACIDADE DEFENSIVA DESTES MECANISMOS AUMENTAM COM EXPOSIÇÕES REPETIDAS. APRESENTAM CAPACIDADE DE: DISTINGUIR DIFERENTES MOLÉCULAS E LEMBRAR – SE DAS MOLÉCULAS RECONHECIDAS.
→ ANTICORPOS
→ FAGOCITOSE E CITOTOXICIDADE
→ VACINA
→ SORO
1- IMUNIDADE HUMORAL: MEDIADA POR ANTICORPOS, PRODUTO DOS LINFÓCITOS B E PRESENTES NOS LÍQUIDOS CORPORAIS E NAS MUCOSAS. É O PRINCIPAL MECANISMO DE DEFESA CONTRA AGENTES INFECCIOSOS EXTRACELULARES E TOXINAS.
2- IMUNIDADE CELULAR: MEDIADA POR LINFÓCITOS T. É O PRINCIPAL MECANISMO DE DEFESA CONTRA AGENTES INFECCIOSOS INTRACELULARES.
3- IMUNIDADE ATIVA: O INDIVÍDUO DESENVOLVE APÓS A EXPOSIÇÃO A UM ANTÍGENO.