Artite Reumatoide
A função fisiológica do nosso sistema imune é de proteção a antígenos externo, nossas células fagocíticas, linfócitos, citocinas desenvolvem o papel de controle da homeostase ou eliminação dos antígenos. Na doença auto imune o organismo produz células auto anticorpos que destrói as próprias células do nosso organismo. (VOLTARELLI, JÚLIO. Imunologia na Prática Clínica, 2009, p. 507)
Um crescente número de doenças tem sido atribuído à autoimunidade. Essas por sua vez, formam um grupo onde em um dos extremos estão os distúrbios cujos auto-anticorpos são dirigidos contra constituintes do organismo. De acordo com Massabliki, 1977 esses auto-anticorpos são geralmente da classe IgM e apresentam uma baixa especificidade e afinidade, estando em baixos títulos e possivelmente envolvidos em mecanismos de regulação da resposta imunológica.
“A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica caracterizada por sinovite envolvendo principalmente as articulações periféricas de forma simétrica, podendo levar às deformidades.” (HARRIS Jr., 1997, p. 1277-89).
“A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune comum, na maioria das vezes afetando mulheres com 40 a 60 anos. O principal sintoma é a inflamação crônica das juntas, embora os sistemas hematológicos, cardiovasculares e respiratórios sejam frequentemente afetados.” (KIDT, THOMAS J. Imunologia de Kuby, 2008 p.440)
A definição de fator reumatóide é caracterizada por um grupo de anticorpos com especificidade para a fração cristalizável (FR) da IgG ele é geralmente encontrado entre 60% a 70% dos pacientes com artrite reumatóide. Porém, ele não possui especificificidade para essa doença, sendo encontrado em outras doenças, como a tireoidite auto-imune, o lúpus eritematoso sistêmico, a Síndrome de Sjögren, em doenças infecciosas como a endocardite bacteriana, a tuberculose, a hanseníase, em neoplasias e também em indivíduos saudáveis (SATO, 2004). Sua ausência em pacientes com artrite reumatóide não