Protozoarios
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como referência falar sobre os protozoários, abordando temas como a classificação dos protozoários que são: ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários, as características gerais dos protozoários, seu tamanho, nutrição, locomoção, ecologia, algumas doenças causadas por protozoários (Amebíase, Doença de Chagas, Leishmaniose Visceral, Malaria, Giardíase, Tricomoníase e Balantidíase )
Os protozoários fazemparte do reino Protista, junto com as algas unicelulares crisófitas, euglenófitas e pirrófitas de acordo com suas semelhanças mais evidentes.
Os protozoários são classicamente divididos em quatro grupos de acordo com o seu meio de locomoção.
05
1. PROTOZOÁRIOS
O termo protozoário deriva do grego e significa “primeiro animal”. Esse termo foi criado há muitos anos para organismos eucariontes unicelulares, heterótrofos e com capacidade de deslocamento. Os protozoários estavam incluídos no filo Protozoa dentro do Reino Animal, época em ainda se falava em animais unicelulares.
Atualmente, emprega-se o termo protozoários como uma designação coletiva, sem valor taxonômico, para unicelulares eucariontes heterótrofos, que obtem seus alimentos por ingestão ou absorção.
Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue converter (sintetizar) matéria orgânica a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo.
São organismos com ampla dispersão em ambientes úmidos e aquáticos, com espécies de vida livre e outras parasitárias de invertebrados e vertebrados.
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS
A maioria dos protozoários apresenta um corpo composto por uma única célula, que pode ter 10µm nos coanoflagelados ou muitos centímetros em alguns dinoflagelados, foraminíferos ou amebas. Esta estrutura corpórea do