trabalho de pedagogia
A Educação é a parte Especial que, sem ter ainda chegado ao termo de sua evolução, como disciplina do curso normal já apresenta, entretanto, alguma estabilidade no seu conteúdo obrigatório: Finalidades da Educação, funções da Escola, Instituições de natureza educacional e vida escolar. São assuntos que não podem ser tratados sem uma visão preliminar dos grupos sociais, dos fatores sociais, dos fatores culturais. Ao professor cabe ministrar os fundamentos da Educação. A meu ver, o objetivo deste tipo de apresentação é de fornecer, em forma de enumeração sucintas, um certo número de sugestões ou de indicações que permitam ao mestre dar, em cada assunto, o desenvolvimento que julgar conveniente.
Um grupo é dito quando constituído de um conjunto de pessoas que vivem sob influência recíprocas. O que caracteriza a interação, sob todas as suas modalidades: inter-relações, inter-relações, interdependência, intercomunicações, etc. Todo indivíduo faz parte de vários grupos.
A densidade demográfica é representada pelo número de habitantes por unidade de superfície. Esta densidade depende do padrão de vida, dos recursos e graus de cultura.
Educação é vida, não é apenas preparação para a vida, é a própria vida. Quer isto que o objetivo moderno da Educação não visa simplesmente fazer da criança um futuro adolescente, um futuro adulto, mas também, é principalmente, uma criança e, em consequência, de enfrentar as situações, à medida que for crescendo e tiver novos problemas a resolver. Em suma acredita-se torna um adolescente apto, um adulto eficiente; a educação, aliás, assim compreendida, é vida porque dura toda a vida. Vivemos todos nos educando.
O processo educativo começa, pois, com a criança, se centraliza nela e daí a necessidade de definir, preliminarmente, o estatuto social da criança. Dá-se o nome de estatuto social de um indivíduo à posição relativa que socialmente ele ocupa no grupo que frequenta. Esta