Protozoarios
Amebíase
Introdução: A amebíase é uma infecção do intestino grosso causada pela Entamoeba histolytica, um parasita unicelular.
Sintomas : Os sintomas da amebíase variam muito, indo desde diarreias agudas (e com sangue) até dores abdominais mais fracas.
Contágio: Através da água ou de alimentos contaminados.
Tratamento: Apenas com medicamentos.
Prevenção: Manter higiene.
Doença de Chagas
Introdução: A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, que pode ser transmitido ao homem pelas seguintes vias: vetorial (clássica), transfusional (reduzida com o controle sanitário de hemoderivados e hemocomponentes), congênita (transplacentária), acidental (acidentes em laboratórios), oral (com alimentos contaminados) e transplantes.
Sintomas: Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas.
Contágio : A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
Tratamento: Através da medicação benzonidazole que pode durar de 3 a 4 meses de tratamento.
Prevenção: Basicamente, pela eliminação do vetor, o barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações.
Tricomoníase
Introdução: É uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório o órgão genital feminino e a uretra. Sua principal forma de transmissão é a sexual. Pode permanecer assintomática no homem e, na mulher, principalmente após a menopausa. Na mulher, pode acometer a vulva, a uretra e a cérvice uterina, causando cervicovaginite.