Protocólos
*são programas e devem ser instalados em componentes de rede que precisam deles. Computadores só podem comunicar-se entre si se utilizarem o mesmo protocolo.
#Tipos de protocolos
*abertos e específicos.
ABERTOS: Protocolos abertos são protocolos feitos para o padrão da indústria. Eles se comunicam com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão. Um protocolo aberto não possui dono e todos os sistemas podem fazer implementações livremente. Um ótimo exemplo do que é um protocolo aberto é o TCP/IP.
ESPECÍFICOS: são feitos para ambientes de redes fechados e possuem donos. Como é o caso do IPX / SPX
#Tipos de transmissão de dados
* A quantidade de tráfego gerada em uma rede, pode ser de três tipos: Unicast, Broadcast e Multicast.
@UNICAST: é separada uma cópia e enviada para um computador. bom para ser usado em pequenas redes senão irá ter de fazer varias copias.
@BROADCAST: transmissão unica pra toda rede. A velocidade cai bastante pois todos os computadores irão receber os dados.
@MULTICAST: é enviada somente uma cópia, mas somente para os computadores que fizeram o pedido. melhor para não causar "tráfego" .
#NetBios
NetBios = Network Basic Input Output System
*criado para uso em redes caseiras não roteadas com cerca de no máximo 200 computadores.
*implementação NetBIOS do Windows é chamada de NetBEUI.
*vantagens:
Grande velocidade de transferência
Nenhuma necessidade de configuração
Compatibilidade com praticamente todos os sistemas operacionais, inclusive o Linux (usando o Samba).
*não suporta roteamento
*o máximo que você vai conseguir invadir usando esse protocolo é o computador do seu primo ou de sua namorada que usam o mesmo provedor que você. Se for um provedor diferente, esqueça ( a não ser que seja o NetBios ao invés do Samba, como foi explicado anteriormente). *a estrutura de segurança do NetBIOS é extremamente pobre. Podemos facilmente quebras senhas usando bruteforce.