Protocolos
Tuma: Redes e Computadores 2013.2
Atividade: Protocolo de Redes
Profª Flavio
Resumo:Pacotes e Protocolos de Transporte
O TCP/IP é formado por um conjunto de diferentes protocolos e serviços de rede. O TCP/IP é derivado de dois protocolos mais utilizados:
IP é um protocolo de endereçamento e de rede que fornece uma maneira de identificar cada maquina na rede (endereço IP) encontrando o caminho entre o destino e a origem.
TCP é um protocolo de transporte que possui funções que garantem que os dados confiavelmente sejam entregues sem que sejam corrompidos.
Quando um arquivo precisa ser enviado é preciso encontrar uma rota um caminho um caminho entre a origem e o destino, este é o papel do protocolo IP (roteamento). O TCP/IP garantem que os pacotes sejam entregues sem erros, pode ser que os pacotes cheguem na ordem errada para o destino o TCP/IP identifica a ordem correta e entrega o pacote para o programa de destino na ordem correta. Pode acontecer de algum pacote ser perdido no momento que ocorre o transporte, quando isso acontece o TCP/IP ele informa a origem que o determinado pacote não foi recebido no tempo esperado, e solicita que esse seja retransmitido. Existe também o UDP o qual não faz todas essas verificações mais é utilizado por determinados serviços.
Em uma visão geral o TCP/IP é um padrão definido na RDC 793, que fornece serviço de entrega de pacotes confiável e orientado por conexão, significa que é preciso estabelecer uma conexão antes de iniciar a troca de dados isso para todos os aplicativos baseados no TCP como os protocolos de rede. Um exemplo são os aplicativos de FTP (CUTE - FTP, ES – FTP, assim por diante). Para acessar um servidor FTP você deve fornecer um nome de usuário e senha, isso é feito para identificar e autenticar o usuário após isso é estabelecido uma sessão entre o cliente de FTP e o servidor de FTP.
Alguma característica do TCP/IP:
• Garante a entrega de datagramas IP;
• Executa a