Protocolos de meio ambiente
Agenda 21” é um documento lançado na ECO92 , que é um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.
Durante dois anos governos e entidades de vários países contribuíram com propostas para a criação deste plano de ações para realizar o ideal de desenvolver sem agredir ao meio ambiente.
A novidade trazida por essa agenda foi colocar em primeiro lugar o que normalmente ficava sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente. Até então, todas as políticas de desenvolvimento visavam sempre o crescimento econômico deixando em último lugar a preocupação com o futuro ambiental do planeta .
A partir de então, 179 países assumiram a responsabilidade de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Tem 40 capítulos onde a agenda 21 é um programa onde faz o governo ter responsabilidade sobre programas e projetos ambientais , através de politicas sociais e meio ambiente , também a agenda pode ser introduzida tanto pelos governos e sociedades fazendo lembrar o lema da ECO92: “pensar globalmente, agir localmente”.
Conferêrencia de Copenhague
A COP-15, 15ª Conferência das Partes, foi realizada pela UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de 7 a 18 de dezembro de 2009, em Copenhague (Dinamarca). Para frear o avanço da temperatura, é necessário reduzir a emissão dos gases que contribuem para o aceleramento do efeito estufa na atmosfera, já que são eles os responsáveis por reter mais calor na superfície terrestre. Mas para que isso aconteça, será necessário que ocorram modificações profundas no modelo de desenvolvimento econômico e social de cada país, como a redução do uso de combustíveis fósseis, a opção por matrizes energéticas mais limpas e renováveis, o fim do desmatamento e da devastação florestal e a mudança de nossos hábitos de consumo e estilos de vida. Por isso, até agora, os governos têm se mostrado bem menos dispostos a reduzir suas emissões de carbono do que