Protocolo de kyoto
- Protocolo de Kyoto entra em vigor
Após sete anos, o protocolo de Kyoto entrar em vigor com a intenção de diminuir a poluição do ar, propondo aos outros países cortar as emissões de dióxido de carbono e outros gases estufa.
141 paises, que representam 55% das emissões desses gases, reafirmaram o tratado que se comprometem a cortar a emissão desses gases em 5,2% até 2012. O pais mais poluidor é o EUA que se negou a aceitar esse tratado, afirmando que isso sairia muito caro e que seria inútil essa tentativa.
Alguns países em desenvolvimento não são obrigados a cumprir metas especificas para agora, por exemplo: India, China e Brasil.
- Fora de Controle
A Capital Japonesa de Kyoto, onde foi negociado o tratado, esta hospedando a cerimônia principal que marca o inicio do tratado.
A entrada da Rússia foi fundamental, pois o protocolo teria de ser reafirmado por nações que tinham pelo menos 55% das emissões do gases, para se tornar válida. A Rússia reafirmou o tratado em novembro de 2004.
Essa meta só foi reconhecida depois de que a Rússia se juntou.
O chefe do programa ambiental da ONU disse que Kyoto foi o primeiro passo e que ainda há muito trabalho a ser feito contra o aquecimento global.
- Metas individuais.
O protocolo que se tornou juridicamente vinculativo a meia noite do horário de Nova York em 16-02 que exige um corte de 5,2% nas emissões de gases de efeito estufa do mundo industrializado como um todo em 2012.
Países que estão em desenvolvimento crescente como a China e índia estão fora do quadro apresentando, fato apresentado pelo presidente dos EUA George W Bush.
O primeiro ministro do Japão Junichiro Koizumi emitiu um comunicado elogiando o tratado, mais também convidando aos assinantes de tal a repensar. “a partir de agora temos que construir um sistema em que as nações mais irão trabalhar em conjunto no contexto do quadro comum para parar o aquecimento global” disse ele.
Varios Ambientalistas realizaram protesto em todo o