Protocolo cerãmico
PROTOCOLOS PARA APLICAÇÃO DE CERÂMICA SOBRE
ELEMENTOS DE ZIRCÔNIA LAVA
Primeiramente a peça deve ser limpa com jato de água/ar. Se houve qualquer desgaste prévio, é necessário um ciclo de sinterização com a função de estabilizar o ítrio à
1000°C por 20 minutos sem vácuo em forno de cerâmica convencional (seguir parâmetros de temperatura do fabricante do forno) . Não desgastar a estrutura após o ciclo de sinterização chamado “Ciclo de Regeneração”.
1- RECOMENDAÇÕES PARA A CERÂMICA VITA
PM 9 (injetada) CETL: 10,5X10-6
VM 9 (para estratificação) CETL: :10,5X10-6
Deve ser aplicado um agente de união opaco (Bonder Vita), em pó e líquido sobre o elemento de zircônia Lava para criar uma interface entre a zircônia e a cerâmica de cobertura. Este agente de união opaco deve ser sinterizado à 980°C por 1 minuto à vácuo. -Em seguida, deve-se criar o efeito fluorescente. Para isto, deve-se aplicar uma fina camada Effect Liner da Vita, seguido por um ciclo de sinterização à 990°C por 3 minutos à vácuo.
- Depois disto, a aplicação da cerâmica de cobertura de acordo com as cores e opacidades escolhidas.
Obs: Se houver pouco espaço protético que não permita a aplicação do agente de união opaco (Bonder) utilizar o efeito fluorescente (Effect Liner). Esta cerâmica apresenta ciclo de sinterização 40°C acima da temperatura normal, para a completa sinterização, que cria uma interface entre coping/cerâmica.
Informações gentilmente concedidas pelo Consultor Vita Sergio Pontalti ( Telefone:
15 3211 5120)
Espertise
2- RECOMENDAÇÕES PARA A CERÂMICA IPS E MAX CERAM
(IVOCLAR)
CETL: (100–400°C) [10-6/K]* 9.5
Inicialmente, deve-se efetuar a limpeza da peça para remoção de sujeira e gordura e durante todo o processo deve-se evitar a contaminação da superfície. Observar os seguintes procedimentos:
Para as estruturas não cromatizadas, utilizar os IPS e.max Ceram ZirLiners 1–4. Já para as estruturas cromatizadas, utilizar o IPS e.max Ceram